Home / Decoração / Tapete de Grama Sintética

Tapete de Grama Sintética

Tapete de Grama Sintética – como usar?

Utilizar gramas nas residências ou em parques infantis é algo muito usado para substituir o concreto ou qualquer tipo de piso. O tapete de grama sintética é uma alternativa interessante!

Nos últimos tempos o desejo de utilizar a grama ao invés de concreto ou pisos vem se tornando cada vez maior. O fato de remeter à natureza é uma característica que muitas pessoas consideram agradável. Nesse mundo, acabou surgindo o Tapete de Grama Sintética, uma grama artificial que não deixa a desejar no visual e tem uma praticidade atrativa.

Campos esportivos, residências, parques infantis ou qualquer tipo de ambiente voltado para recreação tem optado pela escolha do tapete de grama sintética, já que ele tem muitas vantagens quando comparado com a grama natural.

O ramo dos tapetes de grama sintética não é muito antigo no mercado e a maioria das pessoas que desejam utilizar grama não tem muito conhecimento sobre o assunto, e acabam ficando com receio de escolher o material sintético.

Se você pretende construir ou reformar a sua casa e deseja um lindo gramado, não deixe de ler este artigo e passe a conhecer um pouco melhor sobre o tapete de grama sintética.

Conheça um pouco do tapete de grama sintética.

Primeiramente, vamos entender do que é feito o tapete de grama sintética. O carpete é feito normalmente de uma estrutura plástica de polietileno e uma base de enchimento de pneus reciclados, que imita o aspecto de grama.

Muitas pessoas ficam na dúvida se podem ou não instalar a grama sintética em todos os tipos de superfície. Sua aplicação é simples e não precisa de nenhum preparo prévio pra instalá-la, podendo ser aplicada em qualquer piso.

Por ser um polímero que não sofre com as condições climáticas (temporadas de muito frio ou calor, chuva, clima muito seco, etc) o aspecto da grama sintética sempre será o mesmo, ou seja, o gramado sempre estará perfeito.

Como consequência de não ser afetado pelas condições climáticas, obviamente o tapete de grama sintética tem uma durabilidade muito boa, necessitando de poucas manutenções.

Uma característica importante da grama sintética é a segurança agregada a ela. Além de ser higiênica, com ativos que evitam a proliferação de organismos indesejados, a grama sintética possui tecnologia anti-chama.

Ideias de Decoração com Tapete de Grama Sintética

Tapete de Grama Sintética foto 1 Tapete de Grama Sintética foto 2 Tapete de Grama Sintética foto 3 Tapete de Grama Sintética foto 4 Tapete de Grama Sintética foto 5  Tapete de Grama Sintética foto 6 Tapete de Grama Sintética foto 7 Tapete de Grama Sintética foto 15 Tapete de Grama Sintética foto 14 Tapete de Grama Sintética foto 16 Tapete de Grama Sintética foto 8 Tapete de Grama Sintética foto 9 Tapete de Grama Sintética foto 10 Tapete de Grama Sintética foto 12 Tapete de Grama Sintética foto 13

O paisagismo e a utilização do tapete de grama sintética

Sabemos que a grama remete à natureza, tranquilidade e calmaria, todas as características que uma pessoa deseja para um local ao contratar um paisagista.

Antigamente, usava-se muito a grama natural para decorar locais interiores, mas começaram a perceber a manutenção feita na grama natural nem sempre era a mais adequada.

Devidos aos cuidados incorretos com a grama natural, ela acabava morrendo e o ambiente, que era pra ser agradável, passava a ter um aspecto feio. Ou seja, todo o trabalho do paisagista foi em vão.

Por conta de o tapete de grama sintética ter uma alta durabilidade conservando o aspecto de grama saudável, isso sem nenhuma manutenção ou cuidados, os paisagistas começaram a apostar mais na grama sintética.

Com a técnica do paisagismo passando a preferir mais o tapete de grama sintética, o material foi ganhando mais popularidade e as pessoas começaram a se interessar pela preferência.

A utilização do tapete de grama sintética em ambiente de recreação

Nos últimos tempos até os enormes campos de golfe, futebol e todos esses esportes que necessitam de gramado passaram a substituir a grama natural pelo tapete de grama sintética.

Isso deve ao fato da questão da manutenção da grama sintética. O dinheiro e o tempo gasto para manter a grama natural em perfeito estado para realizar atividades esportivas são muito grandes, gastos evitados com grama sintética.

Outro ambiente importante que devemos considerar são os parques infantis presentes nas escolas e pracinhas da cidade. É sabido que as crianças têm a imunidade baixa e ambientes com bactérias e vírus podem ser problemáticos.

O fato de a grama sintética ser muito mais higiênica, com ativos que inibem a proliferação de bactérias e fungos é uma característica muito benéfica para a saúde da criança. Além disso, o tapete de grama sintética absorve impactos.

Outras características do tapete de grama sintética

A grama sintética, diferente da grama natural, não absorve água da chuva, ou seja, quando a chuva é muito forte essa água ficará acumulada. Problema que pode ser facilmente resolvido com algum sistema de drenagem.

O investimento inicial para a aplicação da grama sintética é um pouco maior do que o gasto com a grama natural, porém, devido a sua durabilidade e o fato de dispensar a manutenção, optar pelo tapete de grama sintética é mais barato.

A grama sintética é muito adequada para cães e gatos. Animais gostam muito da textura da grama natural, mas foi observado que a grama sintética nada deixa a desejar. Além de manterem os animais limpos por mais tempo.

Mesmo não sendo um produto natural, podemos dizer que o tapete de grama sintética é ecologicamente correto! Isso porque você economiza água, já que não precisará gastar água com a irrigação da grama.

Indicações da altura do tapete de grama sintética

As dimensões da grama sintética não são padronizadas, mas sim flexíveis. Isso porque para cada aplicação do tapete de grama sintética há uma especificação que favoreça a atividade que será realizada.

Comprimento e largura são parâmetros que mudam, obviamente, com a área e formato do local. Já a altura pode influenciar em questões como o impacto que ela irá absorver, quantidade de atrito, etc.

De acordo com os fabricantes do tapete de grama sintética, as recomendações das alturas para cada atividade são as seguintes:

  • Para campos de futebol: 40 mm.
  • Para áreas externas, principalmente se houver animais: 12 mm. Essa altura facilita a limpeza.
  • Para a aplicação em parquinhos infantis: 12 mm.
  • Para aplicação em jardins: 30 mm.
  • Para aplicação nas quadras de tênis ou bordas de piscina: 12 mm.

Então, é importante definir onde será aplicado o tapete de grama sintética. Assim, você pode encomendar o material com a dimensão mais apropriada para o local, aproveitando dos seus benefícios!

Vantagens de escolher pelo tapete de grama sintética

Muitas pessoas têm receio de escolher pelo tapete de grama sintética por ele não ser algo tão antigo no mercado e porque tem muitas dúvidas referentes a aplicação, manutenção, etc, assuntos que já informamos para você!

Agora, se você ainda não está convencido de que o tapete de grama sintética é uma boa opção para o seu jardim ou qualquer outro lugar que deseja utilizá-lo, confira a lista que elaboramos com as maiores vantagens da grama sintética:

  • Sempre terá o aspecto de grama verde e seu gramado será permanentemente impecável.
  • Por não sofrer com alterações climáticas, tem alta durabilidade.
  • Não existe gasto com manutenção, o que faz da escolha mais vantajosa,
  • Suas dimensões podem ser alteradas para agregar vantagens dependendo de onde for aplicada.
  • Não é preciso fazer tratamento da área antes da aplicação. Podendo ser aplicado em terrenos irregulares ou qualquer tipo de piso.
  • Não corre o risco de pegar fogo acidentalmente, já que possui tecnologia anti-chama.
  • Pode ser aplicada em qualquer área, externa ou interna.
  • Possui aditivos que inibem a proliferação de bactérias, fungos e micro-organismos em geral.
  • Gera menos sujeira caso você tenha um ambiente com cães ou gatos, já que a grama sintética não fica presa nos pelos e nem gera lama.
  • Seus próprios pets ficam mais tempo limpos após o banho.
  • Confere ao ambiente uma sensação de natureza, mesmo sendo sintético, tornando-o mais agradável.
  • Não necessita de irrigação, fazendo com que haja economia de água.
  • Não é preciso ter gastos com fertilizantes.

Dicas para a aplicação do tapete de grama sintética

Por ser um material artificial, um polímero, é extremamente importante que você realize algumas consultas e busque por informações antes de realizar seu pedido do tapete de grama sintética.

Contratar um fornecedor confiável, que ofereça uma grama sintética de qualidade, com preço justo e profissionais competentes para realizar uma boa aplicação vai garantir que seu tapete de grama sintética fique perfeito.

Outra coisa que se deve fazer antes de encomendar a grama sintética é perguntar pela paleta de cores. Muitas vezes há disponibilidade de estoque de algum outro tom de verde ou uma cor diferente, que pode lhe agradar mais!

Saiba que também é possível você mesma fazer, sem muita complexidade, a aplicação do seu tapete de grama sintética! Muitas pessoas gostam de decorar quartos, principalmente infantis com um pouco da grama sintética.

Se você deseja decorar a sua casa, ou quer destinar um ambiente para pets ou para suas crianças brincarem, lembre-se que os tapetes estão disponíveis e das vantagens que os tapetes sintéticos podem oferecer e encomende agora mesmo o seu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *